quarta-feira, 13 de março de 2013

Jonas Mekas em Porto Alegre (Semana de Porto Alegre)


Infelizmente Jonas Mekas não estará presente fisicamente em Porto Alegre, mas estarão (pela primeira vez!) alguns de seus filmes. Essa é uma oportunidade única e ímpar de conhecer a obra deste cineasta lituano de 90 anos, e ainda na ativa que em 1944 foi feito prisioneiro juntamente com o seu irmão num campo de concentração Nazi, durante 8 meses, até ao final da guerra. Mais tarde estudou filosofia na Universidade de Mainz (Alemanha), tendo emigrado em 1949 para Nova Iorque, onde comprou a sua primeira câmera 16 mm da marca Bolex. Começa então a filmar cenas da sua própria vida, tornando-se em um dos expoente do cinema underground e até hoje milita em prol do cinema independente. Seu trabalho é extremamente pessoal, pautando-se pelos acontecimentos dramáticos de sua vida como jovem na Lituânia, evocando suas recordações e experiências pessoais. Seus filmes são um tributo à memória, uma etnografia de si onde cada frame é uma lembrança.
Entre os filmes que serão exibidos entre os dias 19 e 24 de março de 2013 na Usina do Gasômetro - Sala de Cinema P. F. Gastal, estão:

Reminiscências de uma Viagem para a Lituânia: Dividido em três partes, o filme reúne material autobiográfico produzido pelo diretor Jonas Mekas entre 1950 e 1971. A mistura de imigrantes no Brooklyn, as danças e os cantos que reúnem a comunidade lituana em Nova York são tema da primeira parte, realizada com material filmado entre 1950 e 1953, primeiros anos de Mekas na América. A segunda parte foi rodada na Lituânia, em 1971, e mostra Semeniskiai, sua cidade natal. A última parte focaliza um campo de concentração em Hambrugo, onde Mekas ficou preso com o irmão, e lugares por onde esteve na Áustria enquanto era refugiado.

Lost Lost Lost: É o registro de procura de um cineasta pela razão da imagem, ou pela função de suas imagens no mundo. Na prática, a biografia de um cineasta contada por suas imagens: imagens-espelho, imagens-ação. O que sai disso não é um produto acabado, mas um cinema em construção, obra de um cineasta em exercício político no mundo.

Cenas da Vida de Andy Warhol
Cenas da Vida de Andy Warhol: Amizades e Interseções: Colagem das filmagens que Mekas fez de Warhol durante o período em que conviveram. O filme alterna sequências mostrando a dimensão pública de Warhol – vê-se sua retrospectiva no Whitney Museum, o primeiro concerto do Velvet Underground –, com outras retratando momentos cotidianos e íntimos: na praia, com amigos. Vemos EdieSedgwick, Gerard Malanga, George Maciunas, Yoko Ono, John Lennon, Caroline e John Kennedy Jr., entre outros.

Este Lado do Paraíso – Fragmentos de uma Biografia Inacabada: Entre o final dos anos 1960 e o início dos anos 1970, Mekas passou os verões com Jackie Kennedy, sua irmã, Lee Radziwill, e seus filhos. O período ainda era muito próximo da morte trágica de Kennedy e o convívio com o cinema foi uma das maneiras que Jackie encontrou para ajudar os filhos no luto. Mais tarde, Mekas pensou em fazer uma biografia de John Kennedy, os fragmentos inacabados dessa biografia ele reuniu neste filme.

A Prisão: Em 1964 Jonas Mekas assistiu à última apresentação de The Brig pelo The Living Theatre, antes que o grupo tivesse de desocupar o teatro no qual estavam ensaiando e se apresentando. Impactado, ele convence o grupo a invadir o teatro e a reencená-la uma última vez, na noite seguinte.

Tá aí, um ponto positivo para a Prefeitura de Porto Alegre e sua Secretaria de Cultura - dentre tantos negativos - em trazer para a Capital esses raros (documentos) cinematográficos de Jonas Mekas. Agora, parte da população em ir e prestigiar essa mostra e torcer para que essas iniciativas não se restrinjam a datas comemorativas da cidade. Que sempre seja tempo de prestigiar a cultura!

Nenhum comentário: