terça-feira, 16 de abril de 2013

Agarrando Pueblo - Luis Ospina

Recentemente fiz um post sobre Un tigre de papel de Luis Ospina e neste final de semana tive o prazer de ver/conhecer outra obra deste diretor – Agarrando Pueblo. É uma pena que um diretor como Ospina seja pouco lembrado por aqui (Brasil). No site de relacionamento Filmow, por exemplo, constam apenas duas obras: Un tigre de papel e Agarrando Pueblo. O primeiro foi assistido por uma pessoa (vale frisar que eu fui a pessoa quem marcou como visto e também cadastrou o filme no site) e o segundo foi visto por 8 pessoas. Pode ser que os meus parâmetros de análise não sejam os mais indicados, mas parto do princípio que o filmow é um site bastante popular, com cerca de 300 mil usuários. Em suma, diante destes dados (ainda que sejam dados incipientes) me sinto no dever de escrever mais sobre este diretor e tecer algumas considerações sobre Agarrando Pueblo (não que eu seja grande coisa, mas tô fazendo a minha parte de ao menos apresentar esse diretor ao meu círculo de amigos). 
Luis Ospina, nasceu na Colômbia em 1949 e estudou cinema na Califórnia, onde fez seus primeiros curtas-metragens. Voltou para Colômbia e a partir dos anos setenta fez parte de um grupo preocupado em promover a cultura cinematográfica no país, através de uma proposta fílmica documental e contra as convenções da produção nacional. É neste contexto que se insere o filme Agarrando Pueblo; uma resposta contundente à “Cultura da Pobreza” de Oscar Lewis – muito em voga na época – parodiando a “pornomiséria” – prática indiscriminada de documentários que, com o pretexto de denunciar as agruras do terceiro mundo, perpetuavam os estereótipos da pobreza.
O filme acompanha uma equipe de filmagem que roda um “documentário” nas ruas e periferias de Cali e Bogotá para uma emissora de TV alemã, manipulando situações e criando personagens ao longo do caminho. Mais uma vez a mistura entre documentário e ficção se faz presente (ver Un tigre de papel) incitando a reflexão: “qual o nosso olhar sobre a pobreza?” ou melhor “sob que parâmetros ideológicos nosso olhar sobre a pobreza foi construído?”.
Diante de questões tão pertinentes e atuais, esta obra merece lugar de destaque, dentre as produções cinematográficas que ousam brincar com a hierarquia social.  E Ospina vai além, invocando para que a base da pirâmide social zombe daqueles que insistem em os olhar por cima.



Título: Agarrando Pueblo
País: Colômbia
Tempo: 28 minutos
Ano: 1977
Direção: Luis Ospina

Nenhum comentário: